Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. - Constituição Federal de 1988.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Empossados alunos da “Escola de Líderes”.

No dia 16 de dezembro de 2011, às 10 horas, na Câmara de Vereadores da Comarca de Venâncio Aires/RS, tomaram posse os alunos da primeira turma da “Escola de Líderes”, uma iniciativa do Defensor Público Dr. Igor Menini da Silva.

Na ocasião, após uma seleção entre 126 inscritos, 43 alunos da rede municipal, estadual e privada do município tomaram posse em uma cerimônia que contou com a presença de autoridades municipais, líderes comunitários, familiares e amigos.

Os preceptores que auxiliarão o Defensor nesta tarefa, selecionados por ele, são o bacharel em direito e funcionário público, Fábio Lermen; o delegado de polícia, Felipe Staub Cano; o advogado e presidente da CEJA, Israel Cristiano Pacheco, e a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Ana Cláudia do Amaral Teixeira.

Cada preceptor recebeu seu grupo de alunos e auxiliarão o Defensor Público na condução dos trabalhos, propondo temas, orientando os alunos, participando dos debates, entre outras atividades.

Os alunos terão noções de direito, administração, história, incluindo do município e região, participarão de um júri simulado, viagens, visitas a órgãos públicos, entre outras atividades que lhes proporcionem o desenvolvimento da liderança.

As aulas ocorrerão aos sábados, a partir de 07 de janeiro, na sede da OAB Subseção Venâncio Aires, das 9 às 11 da manhã.


sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Mensagem de Natal.

"BUENAS TCHÊ!"

E eis que surge lá no FUNDÃO DA ESTÂNCIA,
após se ENTREVERAR mundo a fora,
por várias COXILHAS,
LOCO DE BUENACHO,
o ÍNDIO NOEL,
montadito em sua charrete
cheia de presentes,
que mais parece um mascate vindo do Uruguai,
para novamente celebrar o Nascimento
do PIAZITO DO PEITO,
O GAUDÉRIO DOS PAMPAS,
chamado JESUS, filho de D. MARIA,
PINGUANCHA flor de rezadeira,
e do SEU JOSÉ, um carpinteiro loco de bom.

Este PIAZITO veio pra salvá
toda a INDIADA perdida pelas CARRERAS da vida.
Que este Natal, traga PAZ, SAÚDE e PROSPERIDADE,
a todos MARAGATOS, CHIMANGOS e VIVENTES,
DE TODAS AS VÁRZEAS E COXILHAS.
DESEJAMOS A TODOS UM BAITA QUEBRA COSTELA, TCHÊ,
e um 2012 TRI LEGAL...

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Proerd, o implacável


Há momentos na vida em que a esperança nos invade. Abro o Correio do Povo de terça e leio sobre a condenação, a dez anos de cadeia e sem apelar em liberdade, do monstro que espancou uma pedagoga só por ter tirado notas baixas. A justiça mostrando que sim, dá algo, então não cometam barbáries. Noutra página, um planeta verde e habitável surge no horizonte da Nasa. Tá. Eu preferia um planeta vermelho. Mas vamos deixar isso pra Libertadores do ano que vem.

Leio isso no ônibus, rumo a Bento Gonçalves, para o Seminário Estadual de Capacitação sobre Prevenção ao Uso de Drogas e Direitos Humanos. Promovido pela Assessoria de Direitos Humanos e pelo Núcleo de Projetos e Programas Especiais da BM, com incentivo dos governos estadual e federal, reuniu em torno de 400 proerdianos, PMs de todo o pampa, além de policiais uruguaios, mineiros e paranaenses convidados. Foco: o Proerd - Programa de Resistência às Drogas e à Violência - trabalho desenvolvido com crianças em idade escolar de várias faixas de idade.

A paixão de profissionais como o coronel Flávio - que poderia estar aposentado, mas se empolga, como pedagogo, nas brincadeiras e técnicas que ensinam as crianças a dizer não ao que é ruim - e como os capitães Cilon, Fabiano e Juliano, entre tantos outros, entusiasma. Lindo de ver. E ouvir o tenente-coronel Leonel, comandante de Farroupilha, onde o Proerd é modelo, contar dos seus 16 mil alunos formados em nove anos. A população de muitas de nossas cidades. O resultado? Segundo pesquisa da Secretaria de Educação Municipal, 97% desses jovens não se envolveram com drogas. É ou não é de arrepiar? De vibrar?

A música do Proerd - e foi espetáculo à parte o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Fabiano Pereira, dançando a coreografia ao lado do leãozinho - diz que é a solução. E é mesmo. A doutora Sueli de Queiroz, do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas, da Faculdade de Medicina da USP, provou que 95% das crianças da rede pública que tiveram aulas de Proerd não se envolveram com drogas. Combate eficaz. Se o grande problema das drogas é o usuário, antes mesmo do traficante, que só quer dinheiro fácil, sem o consumo se esvazia esse mercado.

Para orgulho gaúcho, somos referência internacional nessa luta. Durante o seminário, foi entregue o Certificado de Centro de Treinamento, conferido pelo D.A.R.E. Internacional, colocando o Rio Grande do Sul e a BM no top mundial dos aptos a capacitar e atualizar servidores engajados na prevenção do uso de drogas e violência nas escolas. E o Ministério da Justiça, com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, conferiu ao Proerd o diploma "Mérito pela Valorização da Vida 2011". Mais importante que isso é ver, como em Farroupilha, tantos jovens dizendo não às drogas, à violência. E sim ao seu futuro.

Oscar Bessi Filho

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

IV Encontro Estadual do Jovem Advogado

O 4º Encontro Estadual do Jovem Advogado reuniu ao longo desta quinta-feira (01), dezenas de jovens profissionais de todo o RS para discutir sobre os desafios da advocacia. A abertura do evento contou com a presença do presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia.

Em sua saudação, Lamachia afirmou que "este é um evento memorável, em que há uma integração entre os jovens advogados e sua entidade de classe. Estamos de portas abertas e esperamos que todos vocês levem desse evento a missão de aproximação com a OAB/RS, que é uma instituição que não trata apenas dos interesses corporativos, mas possui compromissos com toda a sociedade".

O presidente da CEJA, Pedro Alfonsin, destacou que a "OAB é do jovem advogado, e nós estamos nas veias desta instituição. Hoje faremos o lançamento da 2ª edição do Manual do Jovem Advogado, o lançamento do site da Comissão, do e-book, além do debate de temas de relevância para nossa profissionalização".Sobre a remuneração do jovem advogado, Alfonsin ressaltou que "temos que estar muito atentos, pois honorários advocatícios não são troco. O advogado é a ponte do Direito".

Abrindo os trabalhos, o deputado federal Jerônimo Goergen fez uma explanação sobre o novo CPC e o combate à massificação dos processos judiciais. Para o deputado são fundamentais as contribuições que a Ordem gaúcha vem fazendo ao novo CPC.Ainda segundo ele, para a sociedade ter uma Justiça séria e justa, o advogado é essencial.

Em sua fala, Goergen destacou que as causas da massificação dos processos judiciais são: a mudança qualitativa dos litígios; a complexidade da regulação dos serviços públicos e sua desconsideração pelo Judiciário; o Estado descumpridor – sanha fiscal, planos econômicos, má prestação de serviços públicos, precatórios; "inimputabilidade" dos litigantes contumazes e de má-fé; entre outros.

"Como consequência da massificação temos a morosidade; o formalismo excessivo para reduzir volume de processos; queda de qualidade das decisões e a repetição acrítica e indevida das decisões. Na proposta do novo CPC, buscamos diminuir as causas da massificação; valorizando os precedentes e a unidade do Direito, além da humanização do processo", afirmou Goergen.

Já o coordenador do Grupo de Trabalho do novo CPC, conselheiro federal Luiz Carlos Levenzon, fez uma prestação de contas do trabalho realizado pela OAB/RS em relação ao tema. O dirigente criticou o tempo de elaboração do novo código. "Como é possível fazer um Código de Processo Civil em seis meses?", questionou.
Levenzou falou ainda sobre as propostas de emendas ao novo CPC entregue pelo GT. "Entre as nossas sugestões está a criação de uma tabela fixa de pagamento de honorários, ou seja, uma tabela escalonada" .

O segundo painel foi presidido pela secretária-geral, Sulamita Santos Cabral e teve como tema "A problemática do aviltamento de honorários, alertando os advogados em início de carreira sobre a importância de não se submeterem a honorários irrisórias".

O diretor-geral do Centro de Estudos da OAB/RS, Jader Marques enfatizou a todos sobre a Pesquisa Estadual sobre Prerrogativas e Valorização da Advocacia, que iniciou na tarde desta quinta-feira (1º) e irá até o dia 15 de dezembro no site da entidade.
Segundo Marques, a aplicação da pesquisa do Provalor dependerá, essencialmente, da participação dos profissionais. "É fundamental a mobilização dos colegas do Interior para responderem o questionário no site da OAB/RS. O objetivo desse estudo é buscar meios que resultem na valorização da advocacia", explicou.

Logo após, a conselheira seccional, diretora de comunicação da ESA, diretora de benefícios do OABPrev e coordenadora do Grupo de Trabalho da OAB/RS de Atualização da Tabela de Honorários, Rosângela Herzer dos Santos enfatizou que "para buscarmos a valorização da advocacia, temos que cobrar os nossos honorários, pois isto não é uma possibilidade, mas um dever". E continuou: "Queremos ouvir os jovens advogados, pois estamos iniciando o trabalho de atualização da tabela de honorários, e buscamos atender os anseios da classe", destacou Rosângela.

O integrante do Grupo de Trabalho da OAB/RS de Atualização da Tabela de Honorários, conselheiro seccional Nelson Schornadie lembrou que "não podemos nos preocupar somente com os honorários sucumbenciais, mas também com os contratuais, com a figura dos correspondentes e os advogados empregados".

Após, os representantes das CEJAs das subseções relataram as questões enfrentadas pelo Interior em relação ao aviltamento de honorários.

O terceiro tema abordado pelo advogado, ex-presidente da Comissão do Jovem Advogado da OAB/SP, professor da ESA/SP, Helio Gustavo Alves foi: "O início de carreira e os novos ramos da Advocacia".

Alves falou dos desafios da profissão para os jovens advogados, sobre a proliferação de faculdades, o aumento do número de profissionais, as dificuldades de destaque no mercado de trabalho; entre outros. "Com o aumento excessivo de advogados existe uma necessidade de constante qualificação e de estar atento ao novo mercado", declarou.

Em exposição aos jovens advogados, a integrante da Comissão de Previdência Social da OAB/RS, Jane Lucia Berwanger, relatou a sua trajetória no início da carreira e sugeriu opções de mercado de trabalho para os profissionais.

Presença ilustre.

O evento contou com a presença do ex-presidente do CFOAB, Cézar Britto. Entusiasmado por estar em um encontro com advogados que estão iniciando a carreira, Britto salientou "vocês são a certeza que o futuro da advocacia será como sempre foi – os advogados tem a vontade de mudar o que está errado e, principalmente, tem o anseio de cuidar do outro, que é o dever essencial da nossa profissão".

Novo site

O portal da CEJA está de cara nova, e foi apresentado aos presentes já na noite desta quinta-feira. No endereço www.jovemadvogado.com.br, os novos profissionais terão acesso às notícias da Comissão, aos eventos, ao meeting jurídico, entre outros

Manual Jovem Advogado

O evento contou também com o lançamento da 2ª Edição do Manual do Jovem Advogado. A cartilha traz orientações e dicas para iniciar no mercado de trabalho.

E-book

A CEJA em parceria com a editora LPM lançará as monografias, teses e trabalhos jurídicos dos jovens advogados por um valor mais acessível que o do mercado. O livro será digital, com capa e editoração realizadas pela editora e será disponibilizado para venda na internet.
"A publicação de um livro é um acréscimo muito importante no currículo do jovem advogado", finalizou Alfonsin.
Portaria

Para finalizar o evento, Lamachia juntamente com Pedro Alfonsin e Sulamita, realizaram a entrega de portarias de voto de louvor àqueles que participaram da elaboração da 2ª edição do Manual do Jovem Advogado.
Subseções

Estavam presentes representantes das subseções: Sobradinho; Venâncio Aires; Cerro Largo; Santa Maria; Santiago; Guaíba; Carazinho; Esteio; Passo Fundo; São Borja; Cachoeira do Sul; Santo Ângelo; Santa Cruz do Sul; Caxias do Sul; Lagoa Vermelha; Soledade; Bento Gonçalves; Santana do Livramento; Sapucaia do Sul; Farroupilha; Viamão; São Leopoldo; Cachoeirinha; Estrela; Bom Jesus; Canguçu; Garibaldi; São Sebastião do Caí; Uruguaiana; Erechim; Santa Rosa e Canoas.

Presenças:

Participaram ainda do encontro: o vice-presidente da OAB/RS, Jorge Maciel; a conselheira federal Cléa Carpi da Rocha; os presidentes das subseções de Cerro Largo e Camaquã, Nestor Inácio Scher e Carlos Henrique Dias Brasil; os conselheiros seccionais Cesar Souza e Carmelina Mazzardo; o coordenador das subseções, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer, o conselheiro seccional e presidente da Comissão de Direito Ambiental da Ordem gaúcha, Ricardo Alfonsin; o diretor administrativo do OABPrev, Ricardo Ehrensperger Ramos; os membros da CEJA Matheus Torres; Felipe Ferraro; Rodrigo Cassol Lima; a presidente da Comissão da Criança e do Adolescente, Maria Dinair Gonçalves e o desembargador aposentado, Dorval Marques.




segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Convite Jantar OAB Subseção Venâncio Aires.

                          C O N V I T E




                      Em comemoração as FESTAS DE FINAL DE ANO, realizaremos um JANTAR DE CONFRATERNIZAÇÃO no dia 14 de dezembro de 2011 (quarta-feira), às 20h30min, no Restaurante “Genz”.

                      Sua presença é muito importante.



                      Atenciosamente,



                      Dr. José Felipe Silva Spies
                       Presidente Subseção OAB/VA

                       






Confirmação até o dia 13 de dezembro de 2011, com Ana ou Karina pelo telefone 3741-5512
O Jantar será oferecido aos advogados pela Subseção.      

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

OAB/RS conquista ampliação do período de suspensão dos prazos processuais, garantindo descanso de 27 dias aos advogados junto ao TJRS.

Na tarde desta segunda-feira (21), em sessão do Órgão Especial do TJRS, o presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia, fez sustentação oral do pleito, garantindo, por unanimidade, o retorno dos profissionais ao trabalho apenas no dia 16 de janeiro.

A OAB/RS conquistou, na tarde desta segunda-feira (21), junto à Justiça Estadual, a ampliação da suspensão dos prazos processuais, com vedação da publicação de Notas de Expediente, garantindo o retorno ao trabalho dos advogados gaúchos apenas no dia 16 de janeiro (segunda-feira). A suspensão dos prazos inicia no dia 20 de dezembro. Ou seja, serão 27 dias de descanso.

A decisão, proferida pelo Órgão Especial do TJRS, composto por 26 desembargadores foi unânime, após a sustentação oral realizada pelo presidente da entidade, Claudio Lamachia. Anteriormente, já havia sido deferido parcialmente o pleito da OAB/RS, com a suspensão dos prazos até o dia 06 de janeiro.

O dirigente havia retornado a Porto Alegre, de Curitiba, onde participa da XXI Conferência Nacional dos Advogados, voltando à Capital paranaense logo após a sustentação oral.

Da tribuna do Órgão Especial do TJRS, Lamachia ressaltou que a motivação da nova postulação da OAB/RS se deu em razão dos inúmeros relatos de profissionais que apontaram a dificuldade em adequar suas férias frente à brevidade do período de suspensão dos prazos processuais. "É uma medida importante para os advogados individuais e dos pequenos escritórios, e, até mesmo, para os grandes escritórios de advocacia, que poderão organizar-se de forma tranquila, o que possibilitará uma melhor qualidade de vida no final de ano para todos os advogados gaúchos e suas famílias", defendeu Lamachia.

O tema esteve presente no recente Colégio de Presidentes das 106 subseções da OAB/RS, realizado em Uruguaiana no mês de outubro. "Ouvi com angústia e apreensão o clamor da classe por providências urgentes que visassem à melhoria da prestação jurisdicional e a renovação do pedido de ampliação do período de suspensão dos prazos processuais", afirmou Lamachia.

Luta pela aprovação do PL das férias

A medida editada pelo TJRS, mais uma vez, antecipa os efeitos administrativos do PL 06/2007. De autoria da OAB/RS, a proposta legislativa busca alterar o artigo 175 do Código de Processo Civil (CPC) e modificar também o inciso I do caput do artigo 62 da Lei 5010, de 30 de maio de 1966, o que viabilizaria, de modo simples, um período fixo de descanso para a classe.

Atualmente, o PL 06/2007 está tramitando em conjunto com a PEC que trata da reforma do CPC. Segundo o presidente da Ordem gaúcha a expectativa da entidade é de que ele seja aprovado em 2012.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Ampliado horário para atendimento por telefone no Foro de Venâncio Aires.

Após contato com a Direção do Foro de Venâncio Aires a Diretoria da Subseção conseguiu ampliar o horário de atendimento para advogados, por telefone, nos cartórios judiciais.

O novo horário estipulado é das 8h30min às 9h30min, e das 16horas até às 18h30min.

CEJA - VA.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Projeto "Conhecendo a OAB/RS" em Santa Cruz do Sul

É com grande satisfação que a Comissão Especial do Jovem Advogado - CEJA da OAB/Subseção de Santa Cruz do Sul CONVIDA todos para participarem do evento "Conhecendo a OAB/RS" que será promovido em parceria com a CEJA da OAB/Seccional do Rio Grande do Sul e a Escola Superior de Advocacia – ESA, no dia 31 de outubro, a partir das 19 horas, no Anfiteatro do Direito, junto a Universidade de Santa Cruz do Sul,  abordando os seguintes temas: 
 
 "A importância da ética para o advogado"
 
“ A prática na advocacia e os desafios com a abertura de um escritório”
 
“A especialização como ferramenta ao mercado de trabalho" 


Projeto "Conhecendo a OAB/RS"

·       O Projeto “Conhecendo a OAB/RS”, desenvolvido pela Comissão Especial do Jovem Advogado (CEJA) em conjunto com a Escola Superior de Advocacia – ESA, visa propiciar aos estudantes do curso de Direito maior conhecimento sobre temas que são essenciais ao advogado. Por intermédio de palestras, os graduandos são orientados para que tenham condutas compatíveis com os preceitos dispostos na legislação que rege a advocacia e nos demais princípios a ela atinentes.

Palestrantes:
- Dra. Fernanda Osorio: Advogada criminalista. Especialista em Ciências Penais (PUCRS). Mestre em Ciências Criminais (PUCRS). Professora de Direito Penal e Processo Penal no UNILASALLE (Canoas/RS). Diretora da Escola Superior da Advocacia;

- Dr. Vinicius Cervo: Advogado empresarial. Especialista em Direito Empresarial pela PUC/RS. Julgador da 10.ª Turma do TED OAB/RS. Coordenador do grupo de estudos de direito de informática da Comissão Especial do Jovem Advogado da OAB/RS

- Dr. Leonardo Barcelos de Oliveira: Advogado tributarista. Membro da Comissão do Jovem Advogado da OAB/RS. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa de Direitos Fundamentais, da PUCRS, e integrante do Grupo de Debates Tributários do Rio de Janeiro – GDT-RIO. Coordenador do grupo de estudos de direito do consumidor da Comissão Especial do Jovem Advogado da OAB/RS. Membro do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/RS.

Certos de podermos contar com a sua inestimável participação, subscrevemos a presente.
 
Atenciosamente,
 
Comissão Especial Jovem Advogado - CEJA
OAB/Subseção de Santa Cruz do Sul
Rua Ernesto Alves, 626
(51) 3715 3155
Acesse nosso site:
santacruzdosul@oabrs.org.br

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

CEJA - VA participa da Interiorização Regionalizada e encontro das CEJAs em Ijuí.


No encontro, foram debatidos temas como suspensão dos prazos processuais; colapso no Judiciário; atuação da Comissão do Jovem Advogado nas subseções; exercício ilegal da profissão;  Tribunal de Ética e Disciplina da entidade; entre outros.

Com a participação de advogados, dirigentes e presidentes das subseções de Ijuí, Carazinho, Cerro Largo, Cruz Alta, Giruá, Ibirubá, Itaqui, Júlio de Castilhos, Panambi, Santa Maria, Santa Rosa, Santiago, Santo Ângelo, Santo Augusto, São Borja, São Luiz Gonzaga, Três de Maio, Três Passos e Tupanciretã, foi realizado, nesta sexta-feira (14), no Parque de Exposições – Expoijuí, o encontro do projeto de Interiorização Regionalizada da OAB/RS.

Compuseram a mesa: o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia; a presidente da subseção de Ijuí, Izaura Melo de Freitas; o vice-presidente da OAB/RS, Jorge Fernando Estevão Maciel; a secretária-geral da entidade, Sulamita Santos Cabral; a vice-presidente da CAA/RS, Ivete Dieter; o coordenador das subseções e conselheiro seccional Luiz Eduardo Amaro Pellizzer; o prefeito Municipal de Ijuí, Fioravante Batista Ballin; a diretora do departamento de cultura e arte da entidade e conselheira seccional Regina Guimarães; o presidente da Câmara Municipal de Ijuí, Tito Varasquini; o juiz de Direito da 2ª Crime da Comarca de Ijuí, Eduardo Giovelli e o chefe do Ministério Público, Felipe Teixeira.

Na abertura do evento, que integra a programação oficial da ExpoIjuí, Ballin declarou que "é motivo de muita satisfação para o município de Ijuí receber a OAB/RS, mais uma vez, para a realização de seus trabalhos nesse encontro de interiorização."

O presidente da Expoijuí, Valter Joel de Moura, que também é advogado, manifestou sobre a importância da interiorização: "é uma oportunidade para que os profissionais debatam os temas de relevância para a advocacia".
Em nome da subseção, Izaura Melo de Freitas, saudou aos presentes lembrando que "é com muita alegria que vejo os colegas que militam em diversas subseções aqui em Ijuí. Tenho certeza que discutiremos assuntos pertinentes a nossa realidade de advogados do Interior".

Por sua vez, Lamachia agradeceu a acolhida na 4ª vez em que a OAB/RS participa da Expoijuí e declarou que "estamos muito honrados em integrar, neste ano, de maneira oficial, a programação do evento, já tradicional e conhecido em todo o Estado".

O dirigente destacou ainda a necessidade da aproximação da seccional com o Interior e a participação efetiva da Comissão do Jovem Advogado nas subseções. "Estamos aqui reunidos para ouvir e recolher críticas para o aperfeiçoamento da nossa administração, e, além disso, integrar a Comissão do Jovem Advogado, que deve ser recepcionada por todas as subseções". 

Outubro Rosa

Na ocasião também, todos os presentes usaram um laço rosa em suas roupas, que representa o movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.  

Trabalhos

Sulamita abriu os trabalhos agradecendo o apoio da subseção na organização do encontro. "É uma honra fazer a Interiorização em Ijuí", afirmou. "Viemos propor o debate e a integração entre os advogados da região, visando discutir temas pontuais do exercício da profissão", finalizou.

Em sua fala, Pellizzer reafirmou aos presentes que "a coordenadoria é um canal efetivo de comunicação entre os advogados do Interior e a Capital, estamos sempre à disposição da nossa classe".

Suspensão dos prazos

O presidente da OAB/RS destacou a todos a decisão do Órgão Especial do TJRS, que, por maioria de votos, indeferiu, o requerimento da entidade pela ampliação do período de suspensão dos prazos processuais na Justiça Estadual para 30 dias. O dirigente manifestou que, na ocasião, a advocacia de todo o Estado lamentou a decisão que impediu a ampliação das férias para 30 dias.

Dia do advogado

Os presentes definiram levar para debate durante o Colégio de Presidentes, a proposição para criação de feriado na Justiça Estadual no Dia do Advogado.

Colapso no Judiciário

Lamachia alertou os dirigentes para denunciarem o colapso no Judiciário gaúcho: "a sociedade precisa saber do que está acontecendo, que só podem ser gastos 6% da receita corrente líquida com pagamento e contratação de pessoal. Por isso, é importante que haja um amplo debate para que seja rediscutido o contexto da Justiça na LRF, tendo em vista que o Judiciário é formado por um sistema exclusivamente prestador de serviços".

Processo Eletrônico

Durante o encontro foi denunciado pelos advogados das subseções que a utilização do processo eletrônico vem distanciando o juiz do jurisdicionado. Conforme relatos, a necessidade dos advogados nos Juizados Previdenciários já é dispensável, e o mecanismo do E-Proc está próximo de dispensar o juiz. "Inclusive não há nem prova oral em audiências", relataram os presentes.

Jovem advogado

Em uma breve exposição, o presidente da CEJA, Pedro Alfonsin juntamente com vice-presidente, Matheus Portella Ayres Torres, lembrou da meta para a instalação da Comissão nas 106 subseções. Alfonsin destacou ainda a campanha para conscientizar os advogados em início de carreira, para que recusem causas nas quais os valores de honorários sejam irrisórios.

Exercício ilegal da profissão 

Uma das preocupações trazidas pelos dirigentes das subseções foi a existência de pessoas que não possuem a carteira da OAB, que estão atuando como advogados. 
Lamachia afirmou que, a entidade está atenta ao exercício ilegal da profissão, principalmente por bacharéis sem inscrição na OAB, estagiários, advogados suspensos ou excluídos. 
"Estagiários têm limitações nos atos que podem praticar. Por isso, necessariamente precisam atuar em conjunto com advogado habilitado. Entretanto, não são raros os casos de advogados que dão cobertura ao exercício irregular, o que é considerado uma infração ética junto à Ordem", explicou o dirigente. 

Depois de constada a irregularidade, a CFEP notifica o advogado e o estagiário – se este estiver inscrito na OAB.

Propaganda Irregular

Lamachia expôs aos presentes que a entidade está agindo de forma atuante mediante a propaganda irregular de escritórios. "A Comissão de Fiscalização e Exercício Profissional está comunicando os advogados, que são chamados a firmar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), e aqueles que não o fazem sofrem representação ética junto ao Tribunal de Ética e Disciplina da entidade", relatou.  

Tribunal de Ética e Disciplina

Foi deliberado pelo grupo que quando a subseção estiver com dificuldades para instrução de processo-ético disciplinares, o Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/RS irá até a subseção para auxiliar nos procedimentos. As subseções poderão entrar em contato com o TED pelo e-mail:ted@oabrs.org.br e pelo telefone: (51) 3287-1835.

Atendimento CAA/RS

Ao longo do evento, a Caixa de Assistência dos Advogados esteve presente, à disposição dos advogados para realização de exames de glicose e colesterol e aferição de pressão arterial. O secretário-geral da Caixa, Daniel Barreto acompanhou os trabalhos.

Presenças

Também estiveram presentes: os conselheiros seccionais Noli Schorn, Alfredo Brum, e Luis Alberto Machado; o presidente e o vice-presidente da Comissão do Jovem Advogado, respectivamente, Pedro Alfonsin e Matheus Portella Ayres Torres; o presidente da Comissão de Previdência Social (CEPS), Edmilso Michelon; o vice-prefeito de Ijuí, Ubirajara Machado Teixeira; presidente da Cotrijuí, Carlos Domingos Poleto; o presidente da Casa do Produtor, Valdir Zardin; e a coordenadora do TED, Sabrina Zasso.




http://www.oabrs.org.br/noticia_ler.php?id=9027
Fonte: 

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Fique atento para os horários da Justiça Federal da 4º Região.

Conforme a Resolução TRF4 nº 79/2011, os horários de atendimento no âmbito da Justiça Federal da 4ª Região, a partir de 15/ago/2011 (segunda-feira), passam a ser os seguintes:


Para atendimento geral, das 13h às 18h.

No Protocolo Geral do TRF4, das 13h às 19h, sendo, das 18h às 19h, exclusivamente para o recebimento de petições e recursos.

No Protocolo Expresso da Justiça Federal, das 13h às 18h.

Nos Protocolos das Subseções Judiciárias de Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba, das 9h às 19h, sendo, das 18h às 19h, exclusivamente para o recebimento de petições e recursos.

Nos Protocolos das demais Subseções Judiciárias, das 13h às 19h, sendo, das 18h às 19h, exclusivamente para o recebimento de petições e recursos.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

ALMOÇO DE INTEGRAÇÃO E CONFRATERNIZAÇÃO - Dia da Criança.

C O N V I T E


                                              Em comemoração ao “Dia da Criança”, realizaremos um ALMOÇO DE INTEGRAÇÃO E CONFRATERNIZAÇÃO para os advogados e seus familiares, no dia 08 de outubro de 2011, a partir das 10h30min, na Associação da Alliance One, situado na rua: Manoel Ribeiro, 2230 Bairro Macedo.

                                              Na oportunidade os colegas podem levar seus filhos para brincar na praça, cama elástica, piscina de bolinhas e pebolin. Ainda terá balões e algodão doce.

                                               O almoço será oferecido ao advogado e crianças  pela Subseção.


                                               Sua presença é muito importante.

                                                           Atenciosamente



Dr. José Felipe Silva Spies
Presidente OAB/Venâncio Aires




Acompanhante almoço R$14,00.
Confirmação até o dia 06 de outubro de 2011 pelo telefone 3741.5512

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

AVISO - Mudanças com relação ao recebimento de processos e petições.

AVISO

A partir de 26/09/2011 não serão mais recebidos nos cartórios do Foro da Comarca de Venâncio Aires petições e processos retornados da carga.

Assim, deverão ser entregues na DIREÇÃO DO FORO, SALA 202, TODOS(AS):

- PROCESSOS SEM PETIÇÃO;

- PROCESSOS COM PETIÇÃO;

- PETIÇÕES DESACOMPANHADAS DE PROCESSOS



Fique atento.
Informação - CEJA VA