Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. - Constituição Federal de 1988.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Ordem gaúcha inicia projeto OAB – Ética em Ação em Farroupilha.


Proposta visa estimular o debate entre os acadêmicos sobre questões éticas no exercício da advocacia, bem como divulgar os procedimentos observados em processos disciplinares.

Após cumprir compromissos no Conselho Federal da OAB, em Brasília, o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, juntamente com o presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem gaúcha, Sérgio Leal Martinez, fez a abertura do projeto OAB – Ética em Ação, em Farroupilha. Na ocasião, os dirigentes foram recebidos pela presidente da OAB local, Siliane Ariotti.

Iniciando a Aula Magna do Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha, sob tema "Ética em Ação", Martinez explicou, aos alunos do curso de Direito, o funcionamento e composição do Tribunal de Ética e Disciplina na OAB. 

Dentre os assuntos abordados por Martinez, esteve a atuação firme do TED para coibir ilegalidades e afrontas ao EAOAB. "Em nossa gestão já excluímos mais de 40 profissionais e cerca de 2500 advogados estão suspensos. É fundamental a entidade coibir atos ímprobos, tendo em vista que os advogados devem dar o exemplo em sua atuação profissional", ressaltou.

Em sua manifestação Lamachia destacou a importância da participação dos advogados e da sociedade na luta no combate à corrupção. "A sociedade precisa acordar, pois este País precisa ser passado à limpo. É necessário realizarmos uma revolução pela ética!", disse.

O dirigente defendeu ainda a urgente Reforma Política, Tributária e um novo Pacto Federativo. Lamachia também explicou o papel da OAB na sociedade. "Nos envolvemos com inúmeros temas e problemas de todas as ordens, pois a OAB tem delegação legal para tal atuação. Defendemos a Reforma Política, a Reforma Tributária e lutamos por um novo Pacto Federativo. Queremos uma melhor distribuição dos recursos!".

Projeto Ética em Ação

Iniciativa proposta no último Colégio de Presidentes em Porto Alegre visa a criação de parcerias entre as subseções e faculdades de Direito para estimular o debate entre os acadêmicos sobre questões éticas no exercício da advocacia, bem como divulgar os procedimentos observados em processos disciplinares.


Fonte :http://www.oabrs.org.br/noticia_ler.php?id=8729

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Comemoração em alusão ao Dia do Advogado e entrega de Carteiras aos novos profissionais da comarca.


No último dia 11 de agosto de 2011, Advogados (as) da comarca se reuniram para comemorar a passagem do Dia do Advogado.
Na ocasião, durante a confraternização, quatro novos integrantes do quadro da OAB/RS, Subseção Venâncio Aires, receberam a carteira profissional das mãos do Presidente da Subseção e do Presidente/Coordenador da CEJA.
A subseção, através da ESA, agraciou um Advogado, através de sorteio, com a isenção de taxa de matrícula para um curso, de livre escolha pelo sorteado.
Após, um excelente jantar com cardápio variado foi oferecido aos colegas pela Subseção.





quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Palestra discute a importância do Estatuto da Criança e do Adolescente.


Na noite da última segunda-feira, dia 8, o Dr. Edu Duda Campos, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), palestrou no auditório do Colégio Gaspar Silveira Martins sobre a importância do conhecimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A palestra foi realizada através do projeto “OAB vai à Escola”, que leva informações, esclarece dúvidas, debate temas e realiza palestras nas áreas jurídicas. Na Capital do Chimarrão, o projeto foi apresentado às escolas do município no início de abril, nas dependências da Secretaria Municipal de Educação.
A realização da palestra integra os contínuos encontros de formação continuada dos professores e funcionários das escolas municipais de educação infantil, coordenados por Mirian Beatriz dos Santos, coordenadora das Escolas de Educação Infantil do Município (Emeis).  Na ocasião, participaram cerca de 50 pessoas, entre professores, diretores, orientadores e funcionários de Emeis e escolas municipais de ensino fundamental (Emefs). A secretária de Educação, Rosange Lehmen de Moraes e o presidente da Comissão do Jovem Advogado (CEJA) de Venâncio Aires, Israel Pacheco, também estiveram presentes.
Campos destaca que o ECA deve ser usado como instrumento de promoção da cultura de paz. Segundo ele, questões como a violência no ambiente escolar podem ser melhor resolvidas com o conhecimento do Estatuto. “Normas nas escolas e na sala de aula são fundamentais, assim como, a importância da família e da escola, no processo de combate à violência”, lembra. Mirian dos Santos enfatiza a importância da troca de ideias com os educadores, nas constantes palestras. Segundo ela, os encontros fortalecem o dia a dia da prática pedagógica, “Ter conhecimento sobre o ECA é fundamental para nossos professores, como forma de zelar pelos direitos e deveres dos alunos, e pela convivência harmoniosa em sala de aula”, enfatiza.